Lendo o o Poema de Carlos Drummond de Andrade "Eu Etiqueta" percebo que a adoração as marcas não são tão recentes quanto pensávamos, Eu Etiqueta completa em 2015 26 anos e continua tão atual quanto em 1989.
Exatamente "Adoração As Marcas" grande parte da população não sabe a diferença entre comprar um produto por ser bom e entre compra-lo pela marca e a ostentação de te-lá. A palavra ostentação que começou a ter certa evidencia e até a virar moda, teve seu inicio no funk paulista falando sobre marcas caras, carros de luxo e mansões. Com a popularização dessa vertente do funk, muitos jovens de classe baixa passaram a desejar essas marcas, que eram praticamente desconhecidas por eles, já que as publicidades e propagandas não eram voltadas a essa classe. Pelo alto valor desse produtos e para satisfazer a vontade e o ego desses jovens muitas empresas especializadas no ramo de pirataria acabaram se aproveitando disso, hoje é comum você ver num bairro humilde qualquer jovem usando uma camisa da Lacoste ou um tênis da Nike por exemplo.
As pessoas não estão preocupadas com o produto em si, mas com o valor social que ele lhe fornece, e isso é quasse inconscientemente, pensando rápido você da mais credibilidade a uma pessoa de Lacoste que aparentemente acabou de sair do Tênis-clube ou um jovem de camiseta preta sem marca ou estampa que se parece com um simples office-boy. Infelizmente nosso preconceito cultural ainda nos prende a essa visão errada.
Acho muito legal quando as pessoas compram um Iphone 6 porque ele é bom, mas acho muita idiota alguém que fica dias numa fila para comprar o Iphone 6 primeiro que todo mundo somente para dar entrevista quando sair da loja, a necessidade de ser aceito pelos outros apenas por carregar em si uma marca de celular ou vestuário é um ato tão pequeno e carente que me preocupa quando percebo que uma grande parcela da população age dessa forma.
E assim boa parte da população sai envaidecida, parecendo um outdoor ambulante de marcas de luxo, apenas para postarem uma selfie, fazer o check-in num restaurante caríssimo, comerem uma comida que "diz" gostar apenas porque é cara e o lugar é desejado por seus amigos e assim receber um milhão de curtidas em seu facebook, pena que ao voltar para casa sozinho ira perceber a obrigação de ter que repetir tudo de novo para se sentir querido novamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário